31 de outubro de 2019

Encerramento da Mostra

Estátua de Frederico Peiró na entrada
do Geossítio Peirópolis, Uberaba-MG.

Encerramento da Exposição de Artes "A Pedagogia de Meimei - Lições de Grandezas" em Peirópolis, nossa reverência a Frederico Peiró e nossa gratidão a todos que fizeram deste evento uma grandeza incomensurável nesta abençoada "Terra de Gigantes"! 





Clipping de Notícias


Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona, ou seja, é o acompanhamento e registro de todos os materiais veiculados na mídia. (Fonte: Wikipédia)


UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA

FUNDAÇÃO CULTURAL DE UBERABA


EVENTO CRIADO NO FACEBOOK

FOLHA UBERABA

VISITAS GUIADAS CEMITÉRIO DO BONFIM - BH


JORNAL DE UBERABA


HOTEL CAROLINA

EM TODAS - por Luiz Renato

DA REDAÇÃO - Por Daniel Polcaro




25 de outubro de 2019

Visitação

Maria Helena Seabra (Rosa)

Maria Helena Seabra, a quem chamamos carinhosamente: "Rosa", prestigiando a mostra. Gratidão pela visita, caríssima amiga!



23 de outubro de 2019

Visitação de Educandos

Muitas excursões em passeio recreativo com educandos para estudo e observação das diversas atrações de Peirópolis, prestigiaram também a mostra na Casa do Turista.


Excursão de educandos da cidade de Uberlândia-MG.

Ana Cristina, Jéssica e Marcelo

Amiguinha Jéssica da cidade de Uberlândia e caríssimo amigo Marcelo Nicolau, morador de Peirópolis, prestigiando a mostra.


Gratitão a todos pela visita.


22 de outubro de 2019

Aniversário da Educadora Meimei

Dentro das atividades da Exposição de Artes "A Pedagogia de Meimei - Lições de Grandezas", em comemoração ao aniversário da Educadora Meimei - dia 22 de outubro - contamos sua história biográfica aos educandos da Escola Municipal Frederico Peiró, em Peirópolis.



Bolo de Aniversário com enfeites da capa dos livros
de Meimei, psicografia de Chico Xavier

Frederico Peiró - Fundador da Escola

Desenho da Fachada da Escola, por Professora Lia Peiró

Fachada atual da Escola Municipal Frederico Peiró

Cantina da Escola Municipal Frederico Peiró

Ana Cristina Fraga (Tia Cris)
Contando história biográfica sobre a Educadora Meimei

Educandos da Escola Municipal Frederico Peiró
Diretora Sheila, Vice diretora Lídia
Professoras Cláudia, Cleide, Irani, Magda, Márcia e Vanessa

Breve momento registrado em vídeo 


FELIZ ANIVERSÁRIO TIA MEIMEI!


15 de outubro de 2019

Palavras do Professor Beethoven Luís




Na abertura da mostra o professor Beethoven Luís Teixeira, morador de peirópolis e Presidente da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis, conclui em breves palavras sobre o Geossítio Peirópolis.


Palavras da Professora Eliane




Na abertura da mostra a Professora Eliane Resende, moradora de Peirópolis, recorda as visitas de Chico Xavier em Peirópolis, enaltece o amor à nobre profissão, relembrando ainda grandes feitos de Fredeirco Peiró.


Explanação sobre o Geopark Uberaba




Na abertura da mostra em Peirópolis, o Geólogo do CCCP - Complexo Cientifico e Cultural de Peirópolis, Luiz Carlos Borges Ribeiro, nos agraciou com os detalhes que constituem o Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.

O projeto integra sítios e geossítios dispersos pela cidade de Uberaba e retrata as riquezas geológicas, a herança histórica e cultural da região; tendo como principais gestoras a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Prefeitura Municipal de Uberaba, ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e o SEBRAE.

Além destas quatro instituições principais ainda existem como apoiadoras do projeto a FIEMG, a AMITAM - Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana, Sindicato Rural de Uberaba, o Ministério Público de Minas Gerais em especial sua parte ambiental coordenada pelo Dr.  Carlos Alberto Valera,  AMUR,  IFTM,  UNIUBE,  FAZU,  UFRJ,  Associação dos Amigos  do Sítio Paleontológico de Peirópolis,  CDL,  Serviço Geológico do Brasil, Instituto Agronelli,  GEOPC Consultoria Ambiental e com certeza ainda virão  se somar a estas mais uma dezena de instituições  contemplando um anseio de toda nossa terra querida: Uberaba.




Declamação de Poema na Abertura da Mostra



Muita emoção na abertura da mostra com a declamação do poema "Alegria" de Meimei e Chico Xavier, por Wellington Emanuel!

Fotos da Abertura da Mostra

Wellington Emanuel e Ana Cristina Fraga

Cantor Agnaldo Soares Barbosa

Dagmar Ferreira da Costa e Ana Cristina Fraga

Ana Cristina Fraga e Professora Irma Beatriz Araújo Kappel

Sheila Silva e Wolnei Capoli e Ana Cristina Fraga

Luiz Carlos, Ciméa, Wellington, Sônia, Agnaldo,
Ana Cristina, Beethoven e Eliane



Inauguração no Dia do Professor

A Casa do Turista de Peirópolis abriu as portas no dia 15 de outubro - Dia do Professor - com a mostra “A Pedagogia de Meimei – Lições de Grandezas”, como forma de celebrar e homenagear a profissão. São obras visuais em memória da educadora Meimei, pseudônimo de origem chinesa, usado por Irma de Castro Rocha, que denota "amor puro". Com livros de Meimei da lavra mediúnica de Chico Xavier; sessão de artes com fotos e texto explicativo.

Livro de Visitas

Disposição das artes à esquerda

Disposição das artes à direita

Arte: "Amor Puro"

Arte: "Amor à Educação"

Arte: "Amor ao Ideal"

Artes simbolizando as "Lições de Grandezas"

Vista geral da mostra

Detalhe da arte: "Amor à Educação"


Dedicamos essa mostra à Professora Suely Braz Costa (In memorian).


14 de outubro de 2019

Reforçando o Convite nas Redes Sociais



Saudamos a todos os professores reverenciando-os com a mostra "A Pedagogia de Meimei". Uma homenagem aos educadores de todos os tempos pelos ideais que possuíam e possuem em construir um mundo melhor para todos através da educação.



Exposição de Artes
A PEDAGOGIA DE MEIMEI - LIções de Grandezas
Casa do Turista de Peirópolis
Rua Estanislau Collenghi, n. 195
Peirópolis/Uberaba-MG.

8 de outubro de 2019

Convite da Mostra

A Prefeitura Municipal de Uberaba, através da Fundação Cultural e da Casa do Turista de Peirópolis, tem a honra em convidar V.S.ªs para a Exposição de Artes: "A Pedagogia de Meimei - Lições de Grandezas”, de 15 a 31 de outubro de 2019 na Casa do Turista de Peirópolis, Rua Estanislau Collenghi, n. 195, Peirópolis/Uberaba-MG.



Uma homenagem aos educadores de todos os tempos pelos ideais que possuíam e possuem em construir um mundo melhor para todos através da educação.

1 de outubro de 2019

Local da Mostra

CASA DO TURISTA DE PEIRÓPOLIS

A Casa do Turista é um espaço histórico em Peirópolis, que oferece estrutura adequada aos visitantes. O espaço conta com a venda de doces e produtos típicos artesanais locais, souvenirs, lanchonete, cozinha e praça de alimentação. Oferece opções de alimentação aos visitantes, ciclistas e grupos de esporte que passam pelo local na parte da manhã. Outro destaque é a loja de souvenirs, cujos produtos locais vão destacar a cultura, gastronomia, os dinossauros e outros ícones uberabenses.



A casa centenária em estilo neoclássico data de 1910, foi construída às margens da antiga estação de trem e pertenceu à família de Frederico Peiró, imigrante espanhol que teve importante papel na comunidade. O casarão foi tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba em 2012. Após a restauração, a construção foi transformada em Casa do Turista no segundo semestre de 2012.



Com a reforma, todas as características se mantém preservadas, fortalecendo a identidade histórica e cultural do espaço.  



A empresa Tradição Doces Caseiros tem a concessão do uso comercial e mantém os produtos com a identidade de Peirópolis e a característica de geoprodutos, conectados com a essência do Geopark Uberaba - Terra de Gigantes, que são os Dinossauros, o Zebu e Chico Xavier.











Direção: Michelle e Reiner Soares

Casa do Turista de Peirópolis
Rua EstanislauCollenghi n ° 195
Peirópolis, Uberaba-MG.

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta-feira: 8:00 as 17:00 horas
Sábados, domingos e feriados as 8:00 as 18:00 horas



Fonte: www.uberaba.mg.gov.br

Itinerância: Peirópolis-MG.

PEIRÓPOLIS, UBERABA - MG.

Vista aérea de Peirópolis-MG.

Peirópolis é um bairro rural de Uberaba, localizado às margens da rodovia BR-262, a cerca de 20 km do centro da cidade. No começo do Século XX, destacou-se como produtor de calcário e atualmente é uma atração turística do Município em função dos fósseis encontrados nas imediações. Desde a década de 1940, descobertas paleontológicas traziam notoriedade para a região, quando fósseis de ossos haviam sido encontrados durante obras de retificação da linha da Cia. Mogiana.

ANTIGA ESTAÇÃO PAINEIRAS

Antiga Estação Paineiras

Chamada de Paineiras, a localidade teve seu nome alterado em 1919 porque havia um tronco da rodovia com o mesmo nome. O novo Cambará substituiu até 1924 quando se tornou Peirópolis para homenagear Frederico Peiró, imigrante espanhol que teve importante papel na comunidade.


GEOSSÍTIO PEIRÓPOLIS

Réplica Uberabatitan riberoi

No jardim da entrada estão construídos modelos em escala real dos dinossauros que habitaram a região, com destaque para o Uberabatitan riberoi.

O paleontólogo gaúcho Llewellyn Ivor Price (1905-1980), considerado o pai da paleontologia brasileira, começou a trabalhar em Peirópolis em 1947 e permaneceu na região até 1974.

Realizou uma escavação sistemática na região de Caieira, entre 1949 e 1961. Como resultado, foram recuperadas centenas de ossos fossilizados do período Cretáceo Superior (100 a 65 milhões de anos atrás), sobretudo de dinossauros do grupo dos titanossauros.

Todo o acervo de fósseis coletado pelo renomado paleontólogo e seus auxiliares, ao longo de três décadas, integra a coleção do Museu de Ciências da Terra do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), no Rio de Janeiro.

Hoje, Uberaba é mundialmente conhecida como a Terra dos Dinossauros do Brasil com a maior quantidade de espécies do país. Seus fósseis, excepcionalmente bem preservados, em quantidade e diversidade singulares, é o que possibilita manter esse título.


FREDERICO PEIRÓ 

Estátua Frederico Peiró
na entrada de Peirópolis

Frederico Peiró nasceu em Linares, Espanha, em 1859. Estudou em Valência e viveu algum tempo em Barcelona, e logo depois foi para a Argentina, vivendo dois anos em Buenos Aires. Veio para o Brasil, residiu pouco tempo em Bragança-SP, e se transferiu para Uberaba em 1892.

Em 1895, mudou-se para uma região da Estação Paineiras e administrava uma fábrica de cal. Poucos anos mais tarde, fundou a própria empresa, chegando a possuir 150 funcionários e produzir aproximadamente 90 toneladas de cal por dia. Sua produção era exportada para São Paulo, via estrada de ferro.

Peirópolis ainda tem constituído um valoroso núcleo de propagação da Doutrina Espírita. Através de Frederico Peiró, conhecido também como “O Semeador”, Sinhô Mariano (Mariano da Cunha Júnior), se esclareceu quanto às verdades espíritas, transmitindo-as, mais tarde, ao sobrinho Eurípedes Barsanulfo.

Frederico Peiró levou uma vida incessante de trabalho e o seu legado ainda é visível no bairro rural de Peirópolis.


GEOPARK UBERBA - TERRA DE GIGANTES


Geopark Uberaba - Terra de Gigantes

Peirópolis encabeça o macroprojeto Geopark de Uberaba – Terra de Gigantes, voltado para desenvolver o turismo sustentável na região, e que visa obter a chancela oficial junto à Unesco a partir de 2019.

A Prefeitura de Uberaba, em parceria com a UFTM, Sebrae, ABCZ, Fiemg, Comtur e demais entidades parceiras e instituições de ensino trabalham para cumprir todas as metas para consolidar a certificação.

O Geopark de Uberaba é uma proposta de gestão que respeita as diretrizes da Unesco e integram sítios e geossítios que estão dispersos pela cidade. Esses espaços retratam a herança geológica, cultural e histórica local, e são representados em três pilares: os Dinossauros, o Gado Zebu e Chico Xavier, de onde desdobram todo o turismo geológico e ecoturismo, o turismo cultural e histórico, e o turismo religioso, em todas as suas expressões.

As equipes técnicas da CPRM – Serviços Geológicos do Brasil e UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro definiram que o Geopark de Uberaba é toda a área do município, totalizando 4.540,51 km², dimensão semelhante a outros geoparks do mundo.


CENTRO DE PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS "LLEWELLYN IVOR PRICE"

Prédio sede da extinta Rede Nacional de Paleontologia,
atualmente parte do Complexo Científico e Cultural de Peirópolis

CCCP - Complexo Científico e Cultural de Peirópolis


Museu dos Dinossauros de Peirópolis

Museu dos Dinossauros de Peirópolis


O Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, constitui o Museu dos Dinossauros e a extinta Rede Nacional de Paleontologia, hoje sede do CCCP - Complexo Científico Cultural de Peirópolis. Criado em 2010, é um centro de referência nacional em paleontologia desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão.

O museu tem permanentemente duas exposições: O Museu dos Dinossauros, propriamente dito, e outro espaço em musealização na sede do CCCP, que juntos contemplam uma das mais interessantes, atualizadas e didáticas exposições de paleontologia do interior do país.

As mostras permitem aos visitantes uma viagem ao tempo profundo, em face à quantidade, diversidade, grau de preservação de seus fósseis.



Uma das várias Pousadas em Peirópolis

Uma das atrativas cachoeiras em Peirópolis


Peirópolis possui uma comunidade modesta, mas objetivada no futuro. Juntos caminham a passos largos para adequar o turismo rural na linha do turismo moderno, capaz de atender bem aos turistas que o visitam. Também conta com  pousadas que remetem ao sossego de uma vida no campo e as cachoeiras e trilhas são atrativos a parte para quem gosta de natureza e aventura.