1 de outubro de 2018

Itinerância: Uberaba-MG.

UBERABA - MG.

Mapa do município de Uberaba no ano de 1922

1922 - Ano do nascimento da educadora Meimei

Mapa do município de Uberaba no ano de 1922, elaborado pela Comissão Mineira do Centenário e impresso em Juiz de Fora. Ainda eram parte de Uberaba os atuais municípios de Campo Florido (na época “Campo Formoso”), Conceição das Alagoas, Veríssimo e Delta. A população total alcançava 59.807 almas, mais de 40 mil em Uberaba. Ladeando o mapa, reproduções em bico de pena de vistas da cidade e de seus prédios mais imponentes. 

Fonte: André Borges Lopes, postado por https://www.uberabaemfotos.com.br



UBERABA - MG.

Cidade de Uberaba-MG.


UBERABA - É um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localizado no Triângulo Mineiro, a 481 km a oeste da capital estadual, sua população estimada em 2018 era de 330 361 habitantes, sendo assim o oitavo município mais populoso do estado. Abriga a sede da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM)

O topônimo "Uberaba", nome de um rio do município, origina-se do termo da língua geral meridional 'Yberaba, que significa "água brilhante", pela junção de 'y (água, rio), berab (brilhante) e a (sufixo nominal).

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Uberaba



UBERABA - MG.

Igreja de Santa Rita
Ao fundo o Palácio da Cultura Dr. Lúcio Mendonça de Azevedo
Superintendência de Bibliotecas Públicas Municipais de Uberaba
Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães


UBERABA - É também a terra que recebeu com seu coração e braços abertos o mineiro do século: Francisco Cândido Xavier - mais conhecido como Chico Xavier - quando no ano de 1959 foi transferido de sua cidade natal: Pedro Leopoldo-MG., para Uberaba onde viveu até falecer.



Chico Xavier

“És, Uberaba, o formoso
E mais rico florão,
Desde nosso sertão valoroso.
Oh! Grande terra gentil,
Um torrão sem igual,
No Planalto Central do Brasil.”


(Hino de Uberaba - Letra de Ari de Oliveira e Música de Gabriel Toti)